quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

O Pimp My Carroça quer realizar o seu projeto em outras cidades brasileiras.



Com o slogan “Qual a próxima cidade?” o ativista Thiago Mundano, quer customizar carroças e ajudar os catadores de materiais recicláveis de outras regiões do país.

Thiago Mundano, 26, é ativista, grafiteiro e também o idealizador, do projeto Pimp My Carroça, que desde 2007, sozinho já pintou mais de 150 carroças de catadores de materiais recicláveis no Brasil, e em diversos países. Em maio deste ano, Mundano, organizou a primeira edição do Pimp My Carroça no Vale do Anhangabau. O evento contou com 300 voluntários numa ação solidaria e colaborativa, que reformou e customizou 50 carroças, e também foi fornecido, aos catadores, materiais de trabalho como: (luvas, botas e capas de chuva), auxilio medico básico e alimentação.
Mundano, viaja pelo país, e dá palestras em eventos sobre as experiências que viveu como o Pimp My Carroça e ele diz estar á procura de um local para realizar a próxima edição do evento: “A gente quer agora levar o projeto para frente. Estou tentando circular com projeto, e levar para as cidades que o pessoal escreveu, que para que ele possa ir”. Se referindo aos pedidos que as pessoas fazem em sua rede social facebook.com/pimpmycarroca) e no stand do Pimp My Carroça, que ficou instalado na Expo Catadores 2012 entre os dias
28,29 e 30 de Novembro na Expo Center Norte em São Paulo, onde se lia a mensagem: “Qual a próxima cidade?”.
O seu amigo e colaborador do projeto, Felipe Risada, que também é grafiteiro, fala com entusiasmo sobre o projeto, e diz estar emocionado em participar desta iniciativa. “Toda vez que eu explico o Pimp My Carroça para alguém, fico emocionado mesmo. Porque é um projeto de tirar o chapéu, e eu nunca tinha visto nada igual.”.
O projeto Pimp My Carroça, Mundano, desenvolve sozinho, desde 2007, porem, foi depois de um vídeo promocional, que ele postou em sua rede social,  pedindo doações pelo o site cartase.me/pimpmycarroça, que o  Pimp My  Carroça virou realidade, e o grafiteiro, conseguiu  expandir a sua ideia e fazer dela, uma grande ação social e humanitária.
E foi no Vale do Anhangabaú que ele reuniu 300 colaboradores de diversas áreas que se mobilizaram e abraçaram a causa de Mundano. Cinquenta carroças foram customizadas e os seus catadores, receberam materiais para trabalho (luvas, botas e capa de chuva), exames básicos de odontologia e oftalmologia, massagens, cortes de cabelo e foram servidos com uma feijoada durante o evento. 
Dias depois da primeira edição do Pimp My Carroça, Mundano e sua equipe de colaboradores, foram até o Rio de Janeiro, na Conferencia das Nações Unidas Sobre o Desenvolvimento Sustentável a RIO + 20, com uma versão menor do projeto, e fizeram a reforma de 20 carroças.
Tanto em São Paulo quanto no Rio de Janeiro, frases de impacto como:  “O seu Lixo é o meu luxo” e “ Meu trabalho é honesto. E o seu?”  Foram escritas nas carroças, com a intenção de alertar as pessoas que ainda tem preconceito com os catadores, salientando que, a profissão de catador de materiais recicláveis é como qualquer outra e tem que ser respeitada.

O catador Rafael dos Santos, 58, mais conhecido como Bahia, estava no estande do Pimp My Carroça na Expo Catadores 2012, diz estar feliz com a iniciativa do grafiteiro Mundano, e que depois do Pimp My Carroça, se sente mais respeitado e deixa uma mensagem. “Estou feliz, porque, o Pimp My Carroça abriu a cabeça do pessoal. O catador de papel é um ser humano, é uma pessoa dedicada, é uma pessoa honesta e tem caráter”.

Para finalizar, Thiago Mundano enfatiza o desejo de, no futuro construir á “Pimp My Cooperativa”. Para dar assessoria técnica e equipamentos além de acompanhamento em exames médicos. “A gente gostaríamos que todos os catadores, tivessem acompanhamento medico, se o cara tiver problema na perna, o cara já sai de lá (da cooperativa), com um tratamento”.

Assista o teaser promocional que o Pimp My Carroça fez na época, para conseguir doações pelo cartase.me/pimpmycarroca. 



Para saber mais sobre o Pimp My Carroça acessem:  facebook e Site.





Nenhum comentário:

Postar um comentário