quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Sonhos em rabiscos com Elvis Mourão – Hope.


O grafite é como uma galeria de arte ao céu aberto. Artistas urbanos ou grafiteiros se empenham, para produzir cores e desenhos, proporcionando vida e harmonia a metrópole. Para o grafiteiro, qualquer lugar pode ser explorado, seja ele mais simples ou às vezes proibido, vai depender dele (artista) e, até aonde sua inspiração, seu feeling artístico pode chegar.

Um grafiteiro que vai às ruas a procura de locais para fixar a sua arte é o artista Elvis Mourão, que pinta desde 15 anos, hoje ele tem 29, mora na cidade de Guarulhos, grande São Paulo e costuma escolher lugares “alternativos” para fazer o seu grafite como: cubos de concreto, canos de esgotos e viadutos, entre outros.  

Ele nos contou sobre um desses lugares incomuns para pintar. Um posto de gasolina desativado na Via Dutra em Guarulhos, sentido Rio de Janeiro. “Na hora que eu vi o tanque onde ficava armazenada a gasolina já gostei. Imaginei um cara de chapéu e um cachorro do lado, conseguimos fazer os desenhos e ir embora”. Disse Mourão, que estava acompanhado de outro grafiteiro, o também guarulhense, Jefferson (Mito).

 Segundo Elvis havia pessoas morando ao lado do posto, e os intimidaram dizendo que não iriam fazer os grafites, porque não tinham autorização. Mesmo assim os dois grafiteiros insistentes conseguiram fazer o desenho.

Os desenhos de Mourão inspirados em seus sonhos e pesadelos são feitos na maioria das vezes em três cores: preto, branco e rosa. Segundo ele, tais cores não foram escolhidas por acaso, elas lhe dão mais tranquilidade para fazer o seu grafite Sempre tive problemas de insegurança com as cores. Com o preto, o branco e o rosa eu fico tranquilo,  nada contra as cores” afirma.  

Em seus trabalhos também é muito comum vermos a mensagem HOPE [em inglês, significa esperança], que para Elvis, Hope está sempre presente em sua vida e pode ser traduzida por outras palavras “Hope representa para mim, mais que esperança. Hope é esperança, força, garra, luta e aprendizado”.

Elvis se despede e agradece a coruja entretenimento pela a oportunidade de poder falar um pouco das suas obras e deixa um recado aos iniciantes do grafite. Nunca desistir, acreditar sempre na sua arte, acreditar sempre e, humildade acima de tudo”. 


Elvis Mourão Aka HOPE