segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Você é o que você veste? Com SRPK.

                              
Ao passar ao lado de alguém com uma camiseta estampada, somos tomados por uma curiosidade que nos leva a imaginar quais seriam seus gostos particulares, na tentativa de descobrir o motivo que a levou a optar pela estampa. Em contrapartida, chegar numa festa e ver que outra pessoa veste uma camisa idêntica a nossa, ao invés do alento de saber que existem pessoas que compartilham dos mesmos gostos, causa uma sensação de desconforto.


Em mais um artigo sobre customização de objetos com grafite falaremos sobre as camisetas exclusivas, feitas manualmente pelo artista SRPK. As letras significam seu nome de batismo, Sandro Roberto Pereira, acrescidas de seu apelido, Kadu. 
As obras de SRPK são camisetas customizadas, produzidas artesanalmente com tintas de tecidos a base de água. Todas as camisetas são feitas em séries exclusivas, onde o artista pinta rostos de diversos personagens da cultura pop como Chico Science, Bezerra da Silva, Tim maia e Janis Joplin. Além disso, ele também faz pinturas abstratas de diversos animais como corujas, peixes, macacos, numa infinidade de ideias que, por vezes, são reunidas numa só camiseta.

Segundo Kadu, a ideia é transformar as camisetas em um grafite ambulante. Dessa forma, a pessoa circularia com um muro, o qual poderia levar para todos os lugares, tendo, assim, a sensação de usar não apenas uma peça de roupa comum, mas uma obra de arte exclusiva, uma vez que os modelos feitos por ele são únicos.
Sobre o artista

SRPK é natural de Guarulhos, tem 37 anos e pinta há doze. Começou a fazer camisetas customizadas junto com o amigo e também artista Rim Chiaradia no estúdio A3, onde permaneceu por quase um ano e meio. Após esse período, foi convidado a trabalhar num ateliê. “Fui convidado a trabalhar no ateliê, onde fiquei por seis meses e aprendi muitas técnicas de pinturas em tecidos finos. Aprendi, também, a fazer as tintas e fui aprimorando tingimento em estamparia, mas sempre de forma artística e manual. Foi um bom semestre de trabalho e aprendizagem”, afirmou.

O artista também faz pinturas em quadros, pranchas de surf e, claro, em muros. Seus trabalhos já foram vendidos para vários países e estão espalhados em diversas cidades como Laguna, Ilha do Mel, São Paulo e Curitiba. SRPK acabou de realizar uma exposição em sua cidade natal chamada “No Varal Objeto de Uso Pessoal”, que contou com mais de 200 camisetas customizadas.

Pagina do artista SRPK no Facebook
https://www.facebook.com/srpkadu?fref=ts