terça-feira, 21 de maio de 2013

Virada Cultural- 2013


O cantor baiano Lucas Santtana fez a galera dançar no palco da 25 de Março.



Lucas Santtana literalmente deu um show em sua apresentação na Virada Cultural. O músico baiano, em quase uma hora de apresentação, cantou, tocou, dançou, trocou de instrumento, cantou parabéns e ainda chamou uma galera para subir no palco da 25 de Março.

O cantor foi subiu ao palco acompanhado por alguns músicos já conhecidos no cenário independente musical que juntos tocaram alguns sucessos como: “Cira, Regina e Nana”, “Deus que devasta mais também cura” e “O paladino e seu cavalo altar”, música que encerrou o show e foi escolhida pelo publico presente.

Lucas tem doze anos de carreira e cinco discos lançados: Eletro Ben Dodô (2000), Parada de Lucas (2003), 3 Sessions in a greeenhouse (2006), Sem Nostalgia (2009) e seu ultimo disco Deus que devasta mais também cura lançado em 2012.

No final do Show Lucas Santtana agradeceu publico presente “Obrigado SP o astral é foda”. 

Virada Cultural- 2013


A banda Mombojó acordou o publico na manha de domingo no palco da 25 de Março.


A maioria das pessoas estavam sentadas e outras deitadas nas calçadas da 25 de março, num descanso merecedor, eis que a banda pernambucana Mombojó, subiu ao palco e começaram  tocar “Faaca”, música do primeiro CD da banda “Nada de Novo” lançado em 2004 disco que  apresentou o Mombojó para o restante do país.  

A partir dai quem estava sentado levantou se e se aproximou do palco para ver o Mombojó em ação um pouco mais das oito da matina. Elétricos, músicos pernambucanos emendaram uma música atrás da outra mesclando composições dos outros dois álbuns: Homem –Espuma (2006) e Amigo do Tempo (2010).

A banda se mostrou tão intima ao publico presente, ao final o vocalista Felipe S  pulou a grade que separava ele ao publico e cantou no meio da galera uma musica que dizia: “Tudo pode ser nada vai acontecer, não tema. Esse é o reino da alegria”. Intitulada “Deixe se acreditar”. 

Virada Cultural -2013


Música na rua para todos, sem barreiras.


A banda paulistana Metá Metá realizou na Virada Cultural a sua primeira apresentação ao ar livre. 

Para muitos artistas tocar na rua é sinônimo de estar livre, de ter a sensação de sair dos palcos fechados e presenciar a reação de pessoas que, talvez nunca tivessem a oportunidade de ouvir sequer, o nome de sua banda. Alguns poderiam estar ali, só de passagem, ou porque um amigo o convidou para fazer companhia, mas ainda assim a música na rua proporciona ao artista uma liberdade sem precedentes.

E foi na noite de sábado (18), na Virada Cultural que o som da banda Metá Metá formada por Jussara Marçal (Vocal), Kiko Dinucci (Guitarra), Thiago França (Saxofone), Marcelo Cabral (Baixo) e Sérgio Machado (Bateria), tomou conta no palco 25 de Março em sua primeira apresentação ao ar livre.

A energia no palco e a sonoridade diferenciada que extrapola os limites entre samba, jazz, punk e música africana foi o tom marcante do show de quase 1 hora, onde a banda colocou o público para dançar tocando as músicas mais “pedradas” dos dois discos lançados, Metá Metá (2011) e Metal Metal (2012).

Antes da apresentação, o animado guitarrista Kiko Dinucci, até brincou com a chance de tocar ali: “Se fosse pela banda tocaríamos na rua uma vez por semana”. E disse estar realizado com ocasião: “O sonho de todo artista é tocar na rua, mostrar a arte para o público sem barreira”.
Após o show, o baterista, Sérgio Machado, eufórico procurava palavras para descrever aquela experiência: “O show foi animal! Ver do palco o público misturado foi demais!”.



terça-feira, 14 de maio de 2013

A nova cara da Virada Cultural.


O secretário municipal de cultura Juca Ferreira apresenta Virada Cultural 2013 e diz que será maior e mais estruturada, comparada as edições anteriores.

Texto: Katia Russões/João Ferreira
                 
                                                                                                   Foto: Divulgação

Esta semana acontece a nona edição da Virada Cultural e a primeira na gestão do prefeito Fernando Haddad, e segundo o seu secretario de Cultura, Juca Ferreira as apresentações da virada ficarão consolidadas na região central da cidade e nas unidades do (Serviço Social do Comercio) SESC.

O secretário apresentou a Virada Cultural 2013 numa entrevista aos alunos e convidados do programa Repórter do Futuro, Juca contou que a estrutura da Virada Cultural está 25% maior em relação ao ano passado, com mais atrações e espaços. Serão 120 lugares para apresentações, 900 atrações e 10 milhões de reais gastos, além de uma estrutura baseada em grandes eventos de carnaval com mais investimento em segurança, transito e saúde.

  Foto: Katia Russões 
Secretário da cultura apresenta a virada cultural aos futuros  jornalistas

Para dar um suporte na estrutura do evento e não cometer os mesmos erros da gestão anterior à secretaria da cultura resolveu criar uma espécie de curadoria colegiada e convidou nomes importantes, profissionais que atuam na cidade de São Paulo em diversas áreas culturais. Ao todo são nove curadores que deram auxilio á prefeitura na escolha dos artistas que se apresentarão na Virada Cultural: Alex Antunes, Alexandre Youssef, Giselle Beiguelman, José Mauro Gnaspini,Marcus Preto,Maria Tendlau,Pena Schmidt, Sergio Vaz e Tião Soares. 

O SESC também é uma das parceiras da Virada Cultural este ano, está financiando alguns eventos fora das unidades como as apresentações dos americanos do Black Star e da lenda do funk George Clinton & P.Funk, que farão shows no Palco Júlio Prestes, uns dos maiores palcos da virada e chamado por Juca de “palco principal”. 

Uma das atrações que ganhou destaque o ano passado mais foi muito criticada pelas pessoas foi à virada gastronômica, que segundo o secretário nesta edição virá com uma infraestrutura melhor, com mais chefes, culinária de boteco e com incentivo para que os bares e restaurantes do centro deixem suas portas abertas para receber o público da virada. 

O stand - up também é outra atração que nos anos anteriores foi um bem recebido pelos participantes continua este ano e terá a presença de artistas como: Fabio Porchat, Robson Nunes, Rafinha Bastos e outros nomes famosos do humor. 

Outras duas novidades são a viradinha cultural que contará com os principais artistas do mundo infantil e as apresentações de alguns cantores de Funk. Terá também na virada, cortejos de cultura popular formados por integrantes de maior parte da cidade de São Paulo, mas com abertura para outros estados. 

Uma novidade em termos de tecnologia será o aplicativo para celular disponível para Android que permite o participante fazer sua própria programação, verificar onde está o próximo palco escolhido e se os shows estão acontecendo nos horários programados. 

A Virada Cultural acontece na região central de São Paulo nos dias 18 e 19 de maio de 2013, para maiores informações acessem o link do  site oficial do evento.

                                Virada Cultural 2013

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Telas da exposição “Os 35indios” serão leiloadas neste sábado




O artista Espinho irá leiloar obras da exposição “Os35indios”. Ao todo serão trinta e cinco telas, exclusivas com diversos tamanhos.  Algumas dessas telas foram pintadas  em conjunto com outros grafiteiros da cidade de Guarulhos entre eles Caskata e Goró.

A exposição “Os35índios” foi inspirada nas manifestações feita pelos índios nas comemorações de 500 anos do descobrimento do Brasil. Comemoração na qual os povos indígenas foram agredidos pela tropa de choque e segundo Espinho, os índios não puderam comemorar os 500 anos de invasão em suas terras. E foi partir deste momento que o artista pinta a imagem de índios brasileiros em situações adversas ao seu cotidiano numa forma protesto e homenagem.  

Leilão de Telas Os35índios

Dia: 11 de Maio ás 18hs
Local: Rua Bernardo de Medeiros Nº359, Bom Clima- Guarulhos- São Paulo Próximo ao Fácil e a Prefeitura de Guarulhos.
Entrada Gratuita