terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Musica e troca de ideias no primeiro Baquira Sistema de Som do ano

                             Foto divulgação – Facebook 

O Baquira Sistema de Som é uma celebração da musica alternativa na cidade de Guarulhos. É um evento onde Djs ou não, reproduzem suas listas de musicas ao ar livre e em algumas edições, também acontecem apresentações ao vivo.

O projeto teve inicio em 2008 pelo ativista, fotografo e agitador cultural, Leo Santos, conhecido também como Elemento Sarau e o Dj e Brunon, que reuniram alguns amigos para ouvir musica, e passar o domingo distante da televisão e dos campos de futebol.

Com o crescimento das redes sociais, o Baquira Sistema de Som, ganhou novos adeptos e se tornou um refugio aos adoradores da boa musica. Pessoas de diversas localidades de Guarulhos e São Paulo, que se identificaram com a proposta, vêm ao Baquira para ouvir musica e conhecer novas pessoas.

O Baquira é um evento ao ar livre e sempre acontece no ultimo final de semana de todo mês. Uma curiosidade: O baquira tem o privilegio de ter dois locais para sua realização. O primeiro deles é ao lado da pista de skate, porem, se caso chover ou acontecer algum imprevisto o “plano B” é o Trailer Po Pi Dí Rock Bar, do seu Toninho, ambos localizados no Parque Cecap, bairro vizinho ao aeroporto internacional de Guarulhos.

No ultimo domingo 27, foi realizado o primeiro Baquira Sistema de Som de 2013. A garoa tipicamente paulistana, não intimidou a presenta de dezenas de pessoas que conferiram a discotecagem dos Djs: Sotero, Ranzinza, Lobotovisck, Sin Há, Solah, Klsheila e Brunon.
Dj- Brunon - Baquira Sistema de Som 
O Baquira Sistema de Som de Janeiro foi muito comemorado por todos os presentes. Foi realizado com o equipamento de som próprio e com duas tendas compradas por Elemento Sarau e Brunon.

E a maior conquista segundo Leo, é que este Baquira Sistema de Som conseguiu pela primeira vez, um documento (Oficio) de autorização para a utilização do espaço publico, fornecido pela à prefeitura de Guarulhos. 

Os flyers de divulgação do Baquira são feitos pelo Dj Brunon é são um atrativo e a parte. . A criatividade nos convites criados para as redes sociais vão além da imaginação. Com montagens animadas, os flyers, tornam se obras de arte, para conferir, colocamos no blog alguns flyers de outros Baquiras realizados. 
Foto divulgação – Facebook 
Foto divulgação – Facebook 

Foto divulgação – Facebook 

Foto divulgação – Facebook 

Foto divulgação – Facebook 

Foto divulgação – Facebook 

Foto divulgação – Facebook 

Foto divulgação – Facebook 

Foto divulgação – Facebook 

Foto divulgação – Facebook 

Foto divulgação – Facebook 

Foto divulgação – Facebook 

Foto divulgação – Facebook 

Foto divulgação – Facebook 

Foto divulgação – Facebook 

Foto divulgação – Facebook 

Foto divulgação – Facebook 

Foto divulgação – Facebook 

Foto divulgação – Facebook
Para saber mais sobre o Baquira Sistema de som e sera sua próxima celebração musical ao ar livre, curta a pagina do Baquira no Facebook.                           
                                                     Baquira Sistema de Som 




quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

No aniversário de São Paulo o arquiteto Oscar Niemeyer é homenageado em grafite na Avenida Paulista


Em comemoração aos 459 anos de São Paulo, o artista Eduardo Kobra, presenteia a cidade com um imenso grafite em homenagem ao arquiteto Oscar Niemeyer.
O artista Eduardo Kobra e sua equipe de quatro profissionais, trabalha a mais de dez dias sem horário fixo , na construção de um painel de 52 metros de altura por 16 de largura, na lateral do edifício Ragi, na Praça Oswaldo Cruz. 
Quem passa pela Avenida Paulista, já pode ver como o retrato do arquiteto Oscar Niemeyer, que faleceu aos 104 anos no dia 05 de dezembro de 2012. O Arrastão Cultural teve o privilegio de acompanhar por alguns minutos o trabalho do Eduardo Kobra e tirar algumas fotos da construção do painel.

















Arte urbana invade o Mube na 2° bienal internacional de graffit.

A II Bienal internacional de Graffit Fine Art reúne cerca de cinqüenta grafiteiros, brasileiros e internacionais para mostrarem suas artes no Mube (Museu Brasileiro da Escultura). O Grafite tomou posse das areas internas e externas do Museu. São sete mil metros quadrados de obras espalhadas, coletivas e individuais, de artistas brasileiros conhecidos na cena do grafite como: Speto, Daniel Melim, Evol, Cranio e convidados de 12 países entre eles estão:  Shalak (Canadá) e Lazoo (França).
Shalak-Canadá 
Lazoo -França 

Carro customizado da Citroen
Hoje, o grafite, esta numa crescente conquistando novos admiradores, saindo das ruas e invadindo museus, galerias de arte e campanhas publicitárias. Basta ver nos comerciais de latas de refrigerantes e nos modelos de tênis. 

O grafite conquistou uma vaga no mercado comercial  e alguns grafiteiros já trabalham exclusivamente da arte de pintar para garantir o seu sustento.

Na bienal encontramos um exemplo de um grafiteiro que vive e sobrevive da arte. É o paulistano José Augusto, mais conhecido como Feik. Ele tem 32 anos, e desde 1997, pinta os muros da cidade.
"O grafite é como se fosse uma epidemia invadindo os espaços" Feik

Feik, diz que há cinco meses consegue viver exclusivamente do grafite desenhando telas e quadros. Ele também aproveitou para nos dizer onde comprar  as suas obras obras. “Eu já fazia, hoje eu estou pintando bem mais. Tenho alguns quadros que eu vendo na galeria Oscar 48 e na Qaz galeria de arte”.
Feik, também fala da importância do grafite, que ele pode ser feito em qualquer lugar indiferente se é na rua ou numa bienal, e comemora a valorização da arte urbana nos locais fechados. “Você pode mostrar o grafite em outro ambiente. Não só na rua, mais também em qualquer espaço, a gente coloca o grafite. Isso é valorização que o grafite tem”.  
Cranio - São Paulo
O grafite muitas vezes foi julgado como ato de vandalismo. Ele é uma manifestação o onde o artista passa sua identidade, sua critica e inspiração nos muros e prédios das grandes metrópoles. Teve inicio na década de 70 na cidade de Nova York e No Brasil, as primeiras aparições desta arte urbana foram no final da mesma década de 70.
A curadoria da ll Bienal internacional de Graffit Fine Art é do grafiteiro, Binho Ribeiro e foi viabilizado pelo Proac (Programa de Ação Cultural) do governo de São Paulo.
Segundo a coordenadora do museu, Renata Junqueira de Azevedo Silva, o Mube, é a primeira instituição, no Brasil, que recebe uma exposição de arte urbana.
A II Bienal internacional de Graffit Fine Art, no Mube (Museu Brasileiro da Escultura) vai de 22 de janeiro a 24 de fevereiro e abre de terça a domingo, das 10hs ás 19hs com entrada gratuita.

Clique nos links abaixo para ver a galeria de fotos e entrar no site da ll Bienal internacional de Graffit Fine Art.
Galeria de Fotos                     Mube