sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Ocupação Nelson Rodrigues –A arte como ela é

O Arrastão Cultural esteve presente  na Ocup-ação Nelson Rodrigues.





Artistas da cidade se reuniram para comemorar o centenário do dramaturgo Nelson Rodrigues no teatro que leva seu nome. Foram vinte e quatro horas com muita dança, musica, sarau, cinema, shows,exposições entre outras interações. Não houve uma programação preestabelecida, pois à ideia dos organizadores foi que os artistas fizessem uma interação entre eles para troca de experiências.

E quem representou o Arrastão Cultural, na Ocupação Nelson Rodrigues  foi o artista  Marcos Paulo Feliciano, mais conhecido como Pato. Ele fez um retrato realista do homenageado Nelson Rodrigues, na entrada do teatro. Pato, chamou os artistas Helio do Banais e Spik, para complementar o graffit. Eles escreveram frases do dramaturgo em volta do retrato e completaram arte como vocês podem ver na imagem abaixo.




O Arrastão Cultural parabeniza os organizadores pela iniciativa ideia de reunir os amantes da arte num só lugar.  








quinta-feira, 9 de agosto de 2012

2ºArrastão Cultural edição Skate-Arte-Musica em homenagem a Laurence Reali


 A sua segunda edição aconteceu com o apoio direto de Fábio Braga na organização, o qual é Skatista, baixista e vocalista da banda GHC (Guetto Hard Core), banda convidada para participar da primeira edição do Arrastão Cultural no Jardim Santa Lídia, porém, devido alguns imprevistos, impossibilitou sua participação; o que, provavelmente instigou Fábio Braga a firmar um evento no mesmo molde da primeira edição, mas, com um atrativo a mais - o SKATE.
Fabio, já tinha o local definido para realização do evento, alguns nomes para apresentações ao vivo e artistas para uma exposição de fotos e afins. E assim, após mesclar as ideias, iniciaram-se as atividades do evento que foi batizado de‘’2º Arrastão Cultural - Edição Skate-Arte-Música’’.
O 2º Arrastão Cultural - Edição Skate-Arte-Música aconteceu no dia 29 de Julho de 2012, na pista de skate da Brahma reduto dos skatistas de Guarulhos, que há dezesseis anos forma atletas de alto nível para o cenário do skate nacional.
O célebre destaque guarulhense que iniciou na pista da Brahma, foi Laurence Reali, atleta considerado e reconhecido no cenário do skate brasileiro, não só por suas manobras diferenciadas em e locais difícil de serem executados, mas, também pela sua humildade e pelo seu orgulho de ser guarulhense. Laurence faleceu no dia 7 de julho, após sofrer um acidente de moto próximo a sua residência.
Após o falecimento de Laurence, o Arrastão Cultural, mudou as suas atenções para homenagear um amigo e representante dos skatistas de Guarulhos. Alterando o nome do evento e para: 2ºArrastão Cultural edição Skate-Arte-Musica em homenagem a Laurence Reali, onde o próprio participaria com exposições de fotos em sua caminhada como skatista.
Realizou-se um campeonato de skate, onde participaram cerca de setenta skatistas de três modalidades: Feminino, Mirim e Amador. Os atletas que ficaram entre os cinco primeiros colocados de sua categoria receberam uma premiação patrocinada pelas lojas de skate no município e outras marcas de fora do Estado que a apoiou o Arrastão.
Aconteceu também uma exposição de obras de arte do artista Max Porto, juntamente com fotos do então homenageado, Laurence Reali, intitulada de Arte e Movimento.
As bandas e grupos: GHC, Família Teocratas, Chad, Beer Bong, No Play, MX e Cogumelo Panda apresentaram suas músicas ao mesmo tempo em que o campeonato acontecia, com a narração do skatista local da Brahma Marquinhos e, nos intervalos os Djs Tuco e Rasec, dominavam as pic'ups, mandando aquele som pesado aos participantes e ao público do 2º Arrastão Cultural.
Os grafiteiros: Pato, Reif, os 35 índios, Evis Mourão,Goró,Psico entre outros artistas juntaram-se ao grafiteiro e tatuador Cubano e completaram o Arrastão Cultural colorindo um dos muros da quadra. Cubano fez um retrato realista em homenagem á Laurence Reali.
Um domingo inesquecível para os amantes da arte e do skate.
Um dia de homenagens a Laurence Reali, a última delas no 2º Arrastão Cultural, foi dos irmãos Diego e Diogo Gema, que apresentaram um vídeo com depoimentos de amigos do Laurence e imagens inéditas de algumas manobras com seu skate na pista da Brahma e outros lugares onde Laurence costumava andar.
O dia 29 de julho de 2012 ficará na história do skate guarulhense e brasileiro. Foi um dia de inverno com a presença do astro rei: o Sol, as pessoas se reuniram para viver a arte e o skate.
Dia que um dos maiores atletas da cidade foi homenageado pelos seus amigos e fãs. Laurence Reali, skatista que será por todos lembrado e será á inspiração para vários skatistas de hoje e os que virão a andar na pista da Brahma o seu eterno quintal.

                  


              


                   Beer Bong

         Cubano
                   

                         Cogumelo Panda


         G.H.C


                                                       Arte e Movimento




O 2ºArrastão Cultural edição Skate-Arte-Musica em homenagem a Laurence Reali, foi destaque na imprensa local.

E saiu também em outros jornais, sites e revistas é só clicar no link.

Mais fotos e vídeos na pagina do evento no Facebook: http://www.facebook.com/events/382140348520341/
Juntamente com os créditos das fotos.



sexta-feira, 3 de agosto de 2012

1º Arrastão Cultural


                                       

A sua primeira edição, realizada no mês de maio de 2012 no Jardim Santa Lídia, bairro do município de Guarulhos, com a participação de moradores do bairro, comerciantes e em parceria com direção da escola infantil "Raquel de Queiroz".
Na semana do primeiro Arrastão Cultural, mais preciso, no dia 17 de Maio, realizou-se um trabalho recreativo com os alunos desta escola infantil, onde os artistas: Marcos Paulo (Pato), Jefferson (Mito) e Edson Ribeiro (Spik), explicaram aos alunos a diferença entre o desenho convencional feito no muro e o graffit.
Depois da palestra, os artistas levaram os alunos, junto com os seus educadores, ao muro da própria da escola e ensinara-os a grafitar. Cada sala ficou responsável por uma parte do muro, onde grafitaram e foram sensibilizados a cuidar melhor daquela parte da escola, pois, a partir dessa intervenção, havia um pedacinho de cada um demonstrado pela arte.
O Arrastão Cultural deu continuidade na comunidade do Jardim Santa Lídia, no domingo dia 20 de Maio, às dez horas da manhã, com a instalação de um palco, na Rua Ligia Galone Mercúrio, com autorização da prefeitura, e lá aconteceram apresentações dos grupos Mente Livre (Reggae), Vickman V.N.C (Rap), Internamente(Rap), Edgar (Rap), Vitor Vieira (Rap) e os Djs Tuco e Jr Jay.
Enquanto a música entoava, os artistas chegavam com as suas latas de sprays, seguiam direto aos muros autorizados para desenvolver suas artes. Moradores e comerciantes colaboraram com algumas latas de tinta, uns até com a “mão de obra” e outros com aquele lanchinho básico. O Arrastão Cultural no Jardim Santa Lídia foi até às dezoito horas da noite.
 As redes sociais foram importantes para que o evento não ficasse restrito somente aos moradores do bairro e alguns convidados, a partir da criação de uma página do Arrastão Cultural na rede social, Facebook, onde foram postadas informações diárias sobre o evento.
Vídeos das bandas e grupos, fotos das atividades com as crianças da escola e informações de como chegar ao local, foram algumas das ferramentas úteis e atrativas que trouxeram cerca de 400 pessoas de diversas regiões da cidade, para prestigiar a primeira edição do Arrastão Cultural no Jardim Santa Lídia, a qual foi destaque na imprensa Guarulhense, saindo uma matéria no jornal Diário de Guarulhos.






Para ver mais fotos, vídeos e como foi o evento acessem a pagina do 1º Arrastão Cultural no link abaixo:http://www.facebook.com/events/290869157663502/  


quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Bem vindo ao Arrastão Cultural !

O Arrastão Cultural é uma organização independente, com o propósito de reunir artistas de diversos segmentos, para exposição de artes, graffitis, shows, intervenções culturais e a prática de esporte, num único espaço livre e aberto.Discutir, compartilhar e incentivar as pessoas a fazer arte em suas comunidades, é alguns objetivos do projeto que funciona numa ação colaborativa e itinerante.E, após a segunda edição do Arrastão Cultural, seus organizadores deliberaram realizar um canal direto entre os artistas e o público em geral.Neste canal disponibilizaremos toda a agenda cultural independente da cidade de Guarulhos e São Paulo, divulgando as atividades que a organização do Arrastão Cultural estiver participando direta ou indiretamente, além de mostrar trabalhos dos artistas que já participaram das últimas edições.Nas próximas postagens vamos mostrar o que o Arrastão Cultural já contribuiu para á cultura guarulhense e seus seguidores. 


                                 Arte: Elvis Mourão